Foto:Polícia Civil
Policiais de Santa Maria e de Ivorá foram até Goiás para cumprir mandados de busca e apreensão
Um golpe em uma idosa de 74 anos moradora de Ivorá, na Quarta Colônia de Imigração Italiana, na região central do Rio Grande do Sul levou a Polícia Civil do Estado até Goiás, onde estelionatários aplicaram o golpe na vítima. Foram cumpridos sete mandados de busca e apreensão. Cinco suspeitos foram levados à Delegacia de Polícia (DP) onde prestaram depoimento. A operação denominada de "Mencadem", tem como significado "Mentiroso" e tem objetivo de combater o crime de estelionato, falsidade ideológica e associação criminosa.
Segundo as investigações feitas pelos policiais da Delegacia de Polícia (DP) de Ivorá, os criminosos teriam se passado pela filha da idosa e causado um prejuízo financeiro de R$ 2 mil. Durante as investigações, os policiais identificaram que o golpe teria sido aplicado das cidades de Anápolis e Goianápolis. Os mandados foram cumpridos simultaneamente nos locais investigados. Foram apreendidos cartões bancários, comprovantes de depósitos e diversos aparelhos celulares.
A ação foi coordenada pela delegada Luíza Sousa, que responde pela delegacia de Ivorá.
- O prejuízo não foi um valor exorbitante, mas percebemos a relevância diante da possibilidade de golpes desta associação criminosa em todo o país - diz a delegada.
Ainda segundo a polícia, os investigados movimentavam cerca de 20 contas bancárias que usavam para aplicar golpes. Eles teriam confessado a participação no esquema enquanto eram interrogados.
Alguns dos investigados já tinham antecedentes por estelionato, roubo e ameaça. Um deles já possui antecedentes por estelionato em vários estados. A operação contou com a participação de policiais civis do Rio Grande do Sul e de Goiás, além do apoio logístico e operacional da Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp), do Ministério da Justiça e Segurança Pública.